A força dos blogs nesta eleição


Resolvi me aventurar nesse mundo há cerca de 5 meses e não me arrependo.A cada dia que passa fico mais impressionado com a força dos blogs em nossa cidade. E como vivemos um momento de total descrédito dos jornais e rádios locais, quero exaltar mais uma vez o papel fundamental que esta nova ferramenta de informação e interatividade está exercendo neste período eleitoral em Campos. Infelizmente não há como citar todos que leio todos os dias, mas desde os blogs mais antigos como os de Roberto Moraes, Ricardo André e Vítor Menezes, até blogueiros mais recentes e não menos importantes, como Claudio Andrade, Gustavo Rangel e Álvaro Marcos. Sem esquecer do implacável Xacal.

É notória a agilidade de informação que os blogs proporcionam. Por não estarem vinculados operacionalmente a um padrão editorial de nenhum veículo e seus departamentos de produção de conteúdo, é fácil perceber como o uso dos blogs como ferramenta de divulgação tem crescido.
Além da facilidade, do dinamismo de publicação e o caráter sempre “fresco” dos posts é sempre muito gratificante acompanhar o retorno e a participação dos leitores. Mesmo que alguns mais exaltados percam um pouco a cabeça. São trocas de idéias valiosas e muitas vezes enriquecedoras que complementam o post inicial, acrescentam novos pontos de vista, novas dicas… enfim, contribuem muito para que os blogs tenham caído tanto no gosto dos usuários da rede.Digo isto por experiência própria. O blog hoje representa a democratização das idéias e o poder de divulgação a qualquer um.

Faltando menos de uma semana para as eleições, sem dúvidas o motivo mais forte para a explosão da blogosfera em nossa cidade, torço que continuemos participando de maneira democrática e transparente deste importante momento. Cada um de nós tem ou não o seu candidato preferido. Mas o importante é que o debate e o respeito pela opinião do outro permaneçam. E nem sempre isso é fácil.

Aproveito o momento para dar uma dica de um novo blog. O Mário Tereza que sempre está por aqui, criou o http://www.livredemimmesmo.blogspot.com/. Seja benvindo amigo Mário!!!

Comentários

m&i disse…
Neto,
Em princípio agradeço muito a lembrança e ao prestígio dispensado ao Livre De Mim Mesmo, também por sua constante presença no blog e principalmente por ter me encorajado, mesmo que de forma desproposital, a voltar a blogar.

Esta imparcialidade, somada a falta de credibilidade dos principais jornais da cidade, faz dos blogs uma ferramenta eficaz no exercício da cidadania, uma vez que a integração "cyber-social", aliada a informação com responsabilidade e sem cadeias editoriais, constitui essa mídia como emergente em nosso município, haja vista a notoriedade merecidamente alcançada por alguns blogueiros.
É um prazer, mesmo que de forma tímida e humilde fazer parte desse rincão, onde cidadãos e munícipes ávidos por informação e entretenimento, compartilham opiniões e conceitos, em uma salada de idéias que em suma, sugerem a ânsia por uma Campos próspera e justa.
Marcia Mattos disse…
pena que nem todos os blogs conseguem ser tão isentos assim!!!
Espero que as pessoas não caiam na armadlha dessa personagem que foi criada!!! Que se lembrem como Campos sofreu com os Garotinho no governo do EStado. Que os professores, seus filhos e netos não se esqueçam do desastre que esses dois fizeram na educaçao do Estado. Não votarei em Arnaldo tb!!! Julgo que são iguais!!! E esse tal de Marcelo Vivório é patético!!!!
Ainda estou na dúvida: ou é Odete ou anulo!!!!!!!
Leonel disse…
A Verônica não vota no Arnaldo e esta na dúvida entre Odete ou anular!!!!!!!
Verônica, votar na Odete ou votar no Arnaldo é a mesma coisa.
Se você só tem estas 2 opções, então anule.
Anônimo disse…
Realmente não só nessa eleição,mas cobrindo o cotidiano da cidade, nossos blogs estão se tornando uma alternativa muito interessante à imprensa da planície.
Sérgio disse…
Espero mesmo que ao fim dessas malfadadas eleições, a blogosfera possa continuar com força total!!!Comecei a acompanhar este blog pelos seus textos e algumas curiosidades, e por certo, continuarei a acompanhar. Logicamente numa eleição como a nossa, os blogs se mostraram um referencial para quem quisesse. Bem mais interessante que "Folha da Manhã", "O Diário" e "De Olho na Cidade". Mesmo que alguns blogueiros se mostrem em cima do muro, acho tudo isso muito válido. Dou valor ao debate. Assim como o Gervásio Neto há tempos se posiciona pelo voto nulo, outros apóiam Rosinha, Odete, Arnaldo....Que tenhamos ao fim dessa exaustiva campanha, aprendido lições. Voto na Odete,mas respeito embora não entenda bem quem vote em Rosinha. Mas isso é democracia!!!!
Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar