Foto histórica 1


A partir de um belíssimo e-mail que recebi de minha amiga Karina, passo a reproduzir aqui no blog, algumas fotos marcantes que muitos conhecem e outros ainda não. Começo a série com a famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como 'Guerrilheiro Heróico', onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos num enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois.O Instituto de Arte de Maryland - EUA denominou-a 'A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX'. É, sem sombra de dúvidas, a imagem mais reproduzida de toda a história expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas suas interpretações, (segue sendo um ícone para a juventude não filiada às tendências políticas principais

Comentários

Anônimo disse…
Guevara se indignou, não se intimidou com os poderosos, e se enveredou em um universo paralelo a sua posição social, porém Guevara era daqueles que se importava com o próximo e pagou um preço por isso.
A revolução foi um sonho, inspirado por Simon Bolívar, mas a revolução de Ernesto Guevara começou dentro dele, e por isso ela dura até hoje dentro daqueles que clamam por justiça social.
Valeu por mais uma belíssima participação, amigo Mário!!
Grande abraço
Anônimo disse…
Muito legal!!! Não sabia em que ocasião a famosa foto tinha sido tirada!!!!
Victor Jr./IPS

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar