quinta-feira, 10 de maio de 2012

Verde que te quero verde




Foto: Custódio Coimbra (O Globo)


As pessoas que vivem em contato com áreas verdes têm menos propensão a desenvolver asma e alergias, dizem pesquisadores finlandeses. Eles descobriram que bactérias boas para a saúde do homem aparecem em maior abundância em locais não urbanizados. A microbiologia fortalece o sistema imunológico, descreve o trabalho recém-publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

- Existem micróbios em todos os lugares, inclusive no ambiente construído, mas a composição deles é diferente entre os ambientes naturais e construídos pelo homem – disse Ilkka Hanski, da Universidade de Helsinque, um dos autores do trabalho, em entrevista à BBC.

A pesquisa se baseou em amostras de 118 adolescentes do leste da Finlândia. Os que vivem em fazendas ou em florestas tinham mais diversidade de bactérias na pele e menos alergias.

Entre as bactérias, um tipo de Gammaproteobacteria, chamada Acinetobacter, estaria fortemente ligada ao desenvolvimento de moléculas anti-inflamatórias. Por isso, Hanski defende a criação de áreas naturais e espaços verdes dentro das cidades, além de reservas naturais fora das áreas urbanas.

Fonte: O Globo







Nenhum comentário: