Vercilando no sábado....




Sou um admirador confesso das músicas de Jorge Vercilo, e deixo aqui neste sábado, além desta canção que eu adoro, um texto do saudoso Arthur da Távola sobre afinidade.

"Afinidade é um dos poucos sentimentos que resistem ao tempo e ao depois.
A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos.
E o mais independente também. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades.
Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido. Ter afinidade é muito raro.
Mas quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar. Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas. Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam. É ficar conversando sem trocar palavras, é receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento. Não é sentir nem sentir contra. Nem sentir para. Nem sentir por. Nem sentir pelo. Afinidade é sentir com.Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo. É olhar e perceber.
É mais calar do que falar, ou, quando falar, jamais explicar: apenas afirmar. Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças. É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidades vividas. Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Porque tempo e separação nunca existiram, foram apenas oportunidades dadas pela vida."
Artur da Távola

Comentários

Ƭ. disse…
como viver sem isto?
:)
Anônimo disse…
Já gostava de Jorge Vercilo e depois de te conhecer passei a gostar mais ainda...
Uma linda música, um texto maravilhoso.............
que bom estar aqui!!!
Beijo grande
Anônimo disse…
afinidade...já conhecia este texto... e por ter afinidade sinto coisas que talvez não deveria sentir... e por ter afinidade que as vezes enxergo coisas que não me fazem feliz... a afinidade tb nos revela coisas ruins...mas são nas boas que nos baseamos , mas não importa... ter afinidade com alguem sempre nos mostra que somos capazes de ler e ver de maneira diferente a outra pessoa...........................
Erica disse…
Simplesmente PERFEITO!!!
Gostei do blog...parabens...visitarei mais vezes.

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar