Sempre Veríssimo


"Cada semana, uma novidade. A última, foi que pizza previne câncer do esôfago. Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo,chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas, peraí, não exagere...Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal prá minha saúde.Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0 km. Ler um bom livro, faz-me sentir novo em folha. Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesço uns cinco anos ! Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias !Brigar, me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez, me embrulha o estômago !Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro, me faz perder toda a fé no ser humano.E telejornais...Os médicos deveriam proibir, como doem !Caminhar faz bem, namorar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo faz muito bem: você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.Acordar de manhã, arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite, isso sim, é prejudicial à saúde. E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda.Não pedir perdão pelas nossas mancadas, dá câncer, guardar mágoas, ser pessimista, preconceituoso ou falso moralista, não há tomate ou muzzarela que previna !Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau ! Cinema é melhor prá saúde do que pipoca. Conversa é melhor do que piada. Exercício é melhor do que cirurgia.Humor é melhor do que rancor. Amigos são melhores do que gente influente.Economia é melhor do que dívida. Pergunta é melhor do que dúvida. Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada !"
Luís Fernando Veríssimo

Comentários

sérgio Provisano disse…
Sempre gostei de batatas. Do jeito que fôsse feita, cozida, em forma de purê, fritas, como salada, batatas calabresas, enfim, adorava batatas.

Aí, há cerca de 13 anos atrás, me vi diabético...o médico, logo passou uma dieta onde a batata ficou condenada, estava eu, proibido de comer batatas...durante três longos anos, me privei de comer batatas, até que, vejo uma reportagem na televisão e leio nos jornais que, pasmem, batatas nunca foram responsáveis pelo aumento da taxa de glicose e, que por isso, quem era diabético poderia consumir na quantidade que quisesse.

Fiquei p_u_to da vida e pensei seriamente em dar uma coça no médico que condenou o consumo das mesmas, mas depois lembrei-me que ele apenas repassou informações que recebeu sabe-se lá de onde, sua intenção era proporcionar o melhor tratamento possível para mim. Perdoei-o.

Esse artigo do Veríssimo me fez recordar também que, durante séculos, a Igreja Católica considerava pecado a prática da masturbação, até que há alguns anos atrás, retirou da lista de pecados a prática do onanismo.

Ao ler o post, tomei a mesma decisão que o articulista tomou, não mudarei meus hábitos! Até porque, a vida é curta e o bom é vivê-la de maneira intensa.

Voltei a comer batatas, adoro chocolate (li ontem que o consumo de chocolate diariamente ajuda a combater a hipertensão e como sou hipertenso, vou me esbaldar), pizza, lasanha, vinho então nem se fala. Água, bebo muito, é o que relamente mata a sede. Ler, adoro quando não tenho nada para ler, leio até bula de remédio.

Agora bom mesmo é ter amigos com os quais podemos curtir bons momentos da vida e juntos comungar sonhos, isso é que é bom de verdade.

Boa Páscoa para você Neto e para todos que você ama!

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar