Triste aniversário...


Amanhã minha amada Campos faz aniversário. Serão 173 anos desde que foi elevada à categoria de cidade. Mas com certeza será o mais triste e melancólico aniversário desde então.

Quem ama esta cidade de verdade, vem sofrendo ao longo dos últimos anos, com o descaso, a sujeira, a ambição desvairada e tantas outras coisas e fatos que só nos deixam mais cabisbaixos.

Se antes, Campos era conhecida por ser a terra de Nilo Peçanha, José do Patrocínio e Benta Pereira, entre outros, de 20 anos para cá, somos conhecidos por ser da terra do Garotinho, da Rosinha, do Caixa D'Água, das eleições anuladas por suspeita de corrupção e agora também por conta de um "Telhado de Vidro"!!

Tenho 36 anos, e depois de um curto espaço de tempo quando morei em Cabo Frio de 1980 a 1989, pude acompanhar essa transformação. Uma transformação que muitos diziam ser uma libertação do coronelismo, da maneira suja de fazer política, e ainda lembro da frase: "vai ser a vitória do povo, o tostão vai ganhar o milhão!!" E hoje estamos diante de quê? De uma maneira mais imunda e cruel ainda de fazer política!! Reféns de grupos de políticos, empresários, jornalistas, que mudam de lado ao seu bel prazer, pensando unicamente nos seus interesses!! O município vive uma crise institucional sem precedentes, e nada é feito!! Quem saiu, quer voltar, não se sabe a razão....quem assumiu, nada faz, a não ser criar factóides...e o momento é de agir!! Desculpem-me o desabafo, mas é difícil aguentar, pois se aqui em Campos nem na imprensa se pode confiar!! Nossa sorte é que ainda temos cabeças pensantes, pessoas sérias que querem e lutam para que saiamos deste marasmo.
Campos vive um momento difícil sim. Muito difícil. Mas é possível reverter esse quadro. E isso depende muito de nós, campistas, que verdadeiramente amamos nossa terra! Temos que fiscalizar, cobrar, exigir que as autoridades verdadeiramente governem o município. Que façam isso com responsabilidade, transparência e respeito aos que aqui vivem!! Que também nós, cidadãos, campistas ou não, façamos nossa parte!!

Termino voltando um pouco ao passado.....Minhas melhores lembranças de Campos são de uma época que logicamente não volta....1990, eu fazia o terceiro ano no Liceu....o famoso Liceu de Humanidades de Campos...ainda quero escrever sobre isso, mas hoje colocarei aqui uma foto do inesquecível, para mim e para tantos, Liceu, como forma de homenagear minha cidade e sonhar com um futuro melhor!!

Parabéns Campos!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar