A língua é minha pátria!!!


Da BBC Brasil:

"Uma língua indígena ameaçada de extinção no sul do México corre o risco de desaparecer depois que dois idosos, últimos fluentes no idioma, tiveram uma desavença e pararam de conversar entre si. Os idosos, ambos de aproximadamente 70 anos, moram na vila de Ayapan, em Tabasco. Eles são os únicos que falam a versão local da língua indígena Zoque, em extinção.



Fernando Nava, chefe do Instituto de Línguas Indígenas do México, usou este exemplo para alertar sobre outras línguas indígenas que correm o risco de desaparecer no país. Atualmente, mais de 20 línguas estão em perigo de extinção no México. Segundo Nava, os dois únicos indígenas com fluência no Zoque "não são inimigos, mas estão distantes". "São duas pessoas que têm poucas coisas em comum", disse ele.


Outras línguas com a mesma raiz lingüística são faladas nos estados mexicanos de Veracruz, Oaxaca e Chiapas. A tribo de índios Zoque é descendente dos Olmecas e seus membros se espalharam pela região sul do México. Funcionários do Instituto de Línguas Indígenas estão tentando treinar a comunidade de Ayapan para reintroduzir o Zoque em seu meio.


Eles também têm esperança que os dois idosos transmitam o conhecimento da língua para suas famílias. Além disso, como forma de registro, o Instituto também está gravando pessoas conversando na língua. Para Nava, "em alguns anos, esperamos ter novos faladores do idioma". O México é um dos países do mundo com mais diversidade de línguas. Mais de 350 línguas indígenas são faladas no território mexicano. De acordo com a ONU, uma língua desaparece a cada duas semanas no mundo. "

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar