quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Anular ou não o voto???

Nos últimos dias, o debate sobre o voto nulo ganhou força, pois com a consolidação do quadro de polarização entre a ex-governadora e o ex-prefeito, muitos insatisfeitos pensam o que vão fazer. Hoje recebi um e-mail de uma pessoa próxima, que ajuda a elucidar a questão. O que mais me surpreendeu é o fato desta pessoa ser da mesma família de um principais colaboradores da campanha da esposa de Garotinho. Eis o texto:

Voto Nulo (voto válido) X Voto em Branco

O cidadão tem a opção de escolher um candidato, como tem a opção de não escolher nenhum, se entender que nenhum candidato merece o seuvoto.Aí entram os dois outros tipos de voto: o Em Branco e o Nulo.Em Branco não significa que o eleitor não escolheu nenhum candidato,mas sim que ele abdica de seu voto. Não é ato de contestação e simconformismo e desinteresse.Os votos em branco significam "tanto faz" e são acrescentados aocandidato de maior votação no último turno.Exemplo: - Se existem dois candidatos: "Bonzinho" e "Ruinzinho"; - "Bonzinho" termina com 52% dos votos; - "Ruinzinho" recebe 35%; - 10% são votos em branco e; - 3% são nulos. Isso significa que 3% dos eleitores nãoquerem nem "Bonzinho" nem "Ruinzinho" no poder, mas 10% dos eleitoresestão satisfeitos tanto com "Bonzinho" como com "Ruinzinho", não lheimportando o que vencer.Assim "Bonzinho" tem uma aceitação de 62% (52%+10%) do eleitorado.Já o Voto Nulo é um protesto válido.Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com as propostas detodos os candidatos e se recusa a votar em um ou outro e a existênciadele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação. É um ato deprotesto e inconformismo, com manifesto interesse em que haja outroquadro eleitoral.O voto nulo, ao contrário do que parece, é um voto válido. Ninguémfala dele, nem mesmo nas instruções para votação.Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, masninguém explica como anular um voto...Para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no númerodo candidato e CONFIRMAR esse número inexistente.Se um eleitor votar em branco, o terminal avisa "Você está votando embranco" e então pode confirmar, ou corrigir.Mas, se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa"Número incorreto, corrija seu voto". Assim, os votos nulos são desencorajados.Mas basta apenas CONFIRMAR o número inexistente, e seu voto será considerado NULO.Por que os votos nulos são desencorajados? Por que ninguém fala deles???Porque, se na eleição entre "Bonzinho e "Ruinzinho", "Bonzinho" terminasse as eleições.........com 39% dos votos e;"Ruinzinho" com 31%;Brancos com 10% eNULOS com 18%, as eleições teriam que ser anuladas e repetidas e nem "Bonzinho" e nem "Ruinzinho" poderiam participar das eleições naquele ano.Se nem um nem outro candidato conseguir a maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas! Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como"incorreto", é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez.Então, contribuindo para a campanha por um voto consciente, se alguém estiver votando em "Bonzinho" ou em "Ruinzinho", mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto "incorreto", o voto NULO. Quem sabe um dia, "Bonzinho" e "Ruinzinho" saiam do cenário e os eleitores podem votar em "Melhorzinho".

9 comentários:

rodrigocherene disse...

Votar Nulo Não Anula Eleição. Voto Nulo como protesto é desconsiderado.

Veja o que diz a constituição:

"art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias. "

Logo abaixo a explicação do que a constitução considera como voto nulo.

Artigo 220 do mesmo código
"(i) quando feita perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituída com ofensa à letra da lei; (ii) quando efetuada em folhas de votação falsas; (iii) quando realizada em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas; (iv) quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrágios; e (v) quando a seção eleitoral tiver sido localizada com infração do disposto nos §§ 4º e 5º do art. 135."

Portanto, de nada adianta protestar com voto nulo.

A Melhor forma de protestar é VOTANDO.

Rodrigo Cherene

Mário disse...

Como eu posso me apegar no que diz a constituição a respeito da nulidade dos votos, se estou vendo bem na minha frente os futuros legisladores dessa mesma constituição, pagando "cinquentinha" à pessoas que não tem nada além de vento em suas dispensas, para dar-lhes um votinho?!
Como posso explicar ao cara que nunca foi a uma escola, que nunca teve carteira assinada, que economiza no almoço pra comer no jantar, de que aceitar essa grana é contra os principios morais e legais?!
Como posso?!
O fato é que a questão da política em Campos, atingiu status de generalização banalizada da tragédia...
não há uma única azeitona na empada.
A farinha esta toda no mesmo saco.
Eu voto nulo.

rodrigocherene disse...

Votar em Branco é o mesmo que concordar com o que ganhar a eleição.

Votar Nulo é o mesmo que dizer: Não to nem aí para o que acontecer, não me importo com a cidade, com nada....

Gervásio Neto disse...

Desculpe Rodrigo, mas tenho que discordar. Ainda não tenho certeza se vou anular o voto, mas volto a dizer que me nego a votar no "menos pior". Estou analisando com mais cuidado e carinho, as propostas da candidata Odete, a única que merece um pouco minha atenção. Não é fácil e nem gostaria de votar nulo. Só fiz isso uma única vem, quando tive que optar entre Garotinho e Marcelo Alencar, uma eleição para governador. Mas entendo como um posicionamento válido e legítimo. Quanto mais em nossa cidade, em que a eleição se transformou numa baixaria sem limites entre um único grupo, que se subdividiu em dois. Fiquemos atentos com as posições que os futuros vereadores terão a partir do próximo ano. Tudo vai depender de quem estará no comando do Poder Executivo.
um abraço e obrigado pela participação.

rodrigocherene disse...

o posicionamento é válido sim porém não podemos afirmar erradamente que por causa do protesto com voto nulo uma eleição será anulada.....

isto é mentira

nunca acontecerá

até porque o voto é obrigatório

paz

Mário disse...

Aproveitando o comentário do Neto, estou ansioso em saber da candidata Odete o seguinte:
No caso da mesma não figurar entre os votáveis no 2° turno, qual será sua posição?
Apoiará o 12, o 15 ou se isentará?
Quem souber, ou tiver alguma pista, por fineza, me preste este serviço.
Obrigado e que Deus abençoe nossa planície.

Gervásio Neto disse...

Mário,
é exatamente isso que me leva a pensar sobre o voto na mesma. O que adianta assumir um posicionamento crítico agora, para no segundo turno apoiar um dos dois.
Ou seja: pensamos da mesma forma!

Anônimo disse...

Desde 1997 o voto em branco não é acrescentado à votação do candidato que tem mais votos. Voto Nulo = Voto em Branco = Omissão

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,