Voto útil


Tenho evitado nos últimos dias tecer comentários sobre a eleição municipal em nosso município. Depois que vi o resultado da pesquisa onde os 2 candidatos que mais representam tudo que estamos vendo há tempos, estão disparados na frente e polarizando a eleição, constatei que a maioria da população quer continuar a passar por esses momentos. Não faço parte deste contingente. Confesso que ainda estou indeciso: ou voto nulo ou na Profª Odete. Mas o que tem me chamado mais atenção é que, conversando com várias pessoas, que teoricamente têm um nível de conscientização mais elevado, ouço muito a frase: "Vou votar no candidato A para que a candidata B não ganhe!!"
Concordo que a eleição da ex-governadora seria um retrocesso para Campos. Não consigo imaginar que um grupo que governou durante 8 anos este estado possa agora mudar seus conceitos e fazer algo de verdade por Campos. Sou filho de professora do Estado, conheço outros tantos, e todos sabem como o professor foi tratado à época. Aliás, como vem sendo tratado há muitos anos....Mas o simples fato da candidata Rosinha Garotinho recusar-se a comparecer no encontro com a direção do SEPE Campos só reforça a minha impressão que a Educação continuará a ser desrespeitada se a mesma for eleita. E um governante que não leva a Educação a sério não merece meu voto.

Pode parecer que estou fazendo campanha para o ex-prefeito Arnaldo Vianna. Mas não é verdade. É justamente isso que quero mostrar. Nas 2 últimas eleições adotei a prática do voto útil. Somente no segundo turno, é verdade, mas foi desta forma que agi. E desta vez não adotarei a tática de votar no "menos pior". Quero votar em alguém em quem acredite de verdade. Já fiz isso algumas vezes....até no Lula já acreditei!! Pode parecer utopia, acho até que é. Mas ao votar em qualquer dos 3 principais candidatos à prefeito, simplesmente estarei tapando os olhos para tudo que aconteceu nos últimos anos.
Acompanho política desde meus 8 anos. Já cometi erros, confesso até que já votei em candidatos por gratidão, por amizade e, por fim, para não eleger outro. Mas desta vez quero fazer minha parte. Por ter adotado esta prática na última eleição me senti também responsável por tantos escândalos e tristeza em nossa Campos. Quem decide por um candidato "menos pior", é porque está disposto a receber um governo "menos pior". E, convenhamos, é um pensamento no mínimo estranho. Merecemos mais do que isso!!

Abaixo o voto útil!!! Viva o voto consciente!!!

Comentários

Anônimo disse…
Bom dia Neto,
Ontem participei de um debate saudável entre amigos, acerca do pleito eleitoral, seus candidatos e nossas intenções de votos; e o que eu pude perceber é que existem muitos "clichês" talvez até por resultado do marketing pessoal que gira em torno dos prefeitáveis.

A candidata:
1 - As pessoas que não votam, o fazem por repúdio ao seu marido.
2 - Parece que o sobrenome GAROTINHO virou sinônimo de CONTRARIEDADE.
3 - As pessoas que votam, o fazem para não eleger o adversário.


O Candidato:
1 - As pessoas que não votam, o fazem por repúdio a sua esposa.
2 - As pessoas dizem que o candidato é "gente boa", "do coração", mas os erros de sua antiga administração foram culpa de sua assessoria, o próprio fica meio isento, no imaginário popular, ele é ingênuo.
3 - As pessoas que votam, o fazem para não eleger "a mulher" do Garotinho.
Anônimo disse…
Estou completamente com vc...apesar de receber inúmeras críticas por optar votar nulo, penso que se não acredito nesses candidatos não tenho pq votar neles, e nem em um menos pior, se não acredito nisso...se votássemos nulo, mostraríamos nossa indignação e nossa repúdia, anularíamos a eleição e poderíamos ter novas opções...07 cidades brasileiras já anularam suas eleições...isso é prova de repúdio e consternação. Apesar de tudo que o Prefeito fez e seus inúmeros processos contra, vemos Arnaldo com tudo, bem nas pesquisas...então, pra que reclamar...Arnaldo ganhando vai levar nosso prefeito para a pasta da secretaria de saúde...vamos continuar na mesma...por isso...minha anulação política!!Vou dormir tranquila sabendo que não corroborei com nossa futura decadência...
Gustavo Rangel disse…
valeu netão... ou seja, estamos entre a cruz e a espada!!!
Sérgio disse…
Sensata sua análise, Neto.
Digo até que algumas atitudes do ex-prefeito e do seu grupo são bem mais graves que as do casal Garotinho. Mas na verdade sabemos que são farinha do mesmo saco! É vexaminoso ter que votar no "menos pior". EStou com a Profª Odete, mas a opção pelo voto nulo é legítima e tem que ser respeitada!ESpero que até o dia da eleição você também faça parte dos eleitores do 65.
Um abraço
Anônimo disse…
Vou votar na Rosinha pq não aguento mais tanta roubalheira!!! Essa turma de Arnaldo exagerou!!!! E esse Mocaiber é brincadeira!!!! Não acho que a Rosinha seja o ideal, mas para nao eleger o Arnaldo faço qq coisa!! Muito bonitinho seu texto, mas na hora do vamos ver o povo quer mesmo é mudança!! E a mudança hj é Rosinha!!
Anônimo disse…
Numa cidade onde alguém considera Rosinha sinônimo de mudança, só sentando e chorando.Muito. Sua análise foi pertinente,Neto, deu conta de muitas questões que levandamos,mas que, em geral ficam em pequenas rodas,só discutidas entre amigos. Colocar essas questões no blog amplia o debate. Eu, assim como você,também nunca passei por situação como essa. No primeiro turno sei até em quem votar,mas e depois?

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar