Para Oninha


Durante a infância, o menino sempre a teve por perto. Apesar da vida profissional agitada e da luta diária para proporcionar a seus filhos uma vida digna, aquela mãe sempre dava um jeito de fazer um carinho, acompanhar como iam na escola, e nem se importava quando o menino chegava do João XXIII e descia para a casa da avó, sua amada avó. Não se importava porque sabia o quanto aquele menino a amava.
Mãe, esposa, lutadora.
Deixou Campos e acompanhou seu marido na nova empreitada em Cabo Frio. Durante os 9 anos que ali moraram, muito sofrimento e algumas alegrias. Triste, começou a fumar. Achou que de alguma forma, aquele maldito pedaço de nicotina poderia ajudá-la nos momentos de insegurança. Graças a Deus superou isso tudo. Mesmo com os percalços, nunca deixou seus filhos de lado. Mãe atenta, amorosa e quando necessário, brava. Aquele moleque, com seus 13 anos, adorava leite moça. Sem saber manejar o abridor de latas, pegava uma faca e um socador, e o problema estava resolvido. Numa dessas ocasiões, porém, ele exagerou. Abriu 3 latas e deixou na geladeira. Eis que a mãe descobriu, e obrigou o garoto a tomar o que tinha nas 3 latas e ainda abriu as duas que restavam no armário. Era a maneira encontrada para educá-lo. Queria que o filho aprendesse a dividir as coisas com os irmãos. Na época, adiantou. Depois de uma dor de barriga enjoada, ficou meses sem querer saber de leite moça. E o garoto ficou menos egoísta.
Em 1989, aquele menino, já um adolescente de 17 anos, foi agredido na escola, após ter vencido uma eleição para representante de turma. Era o que faltava para a zelosa mãe decidir: "Vamos voltar para Campos!".
E assim aconteceu. Num fim de tarde ensolarado, chegou em casa e avisou aos filhos. Naquela noite, conseguiu um caminhão e colocou o que ainda restava de sua vida. Os 9 anos em Cabo Frio foram traumatizantes. O casamento já estava em crise há tempos e o que importava de verdade para aquela guerreira era a felicidade da sua cria. Visionária, sabia que em Campos, eles seriam mais felizes.
Vinte e um anos depois, aquela mãe ainda passou por maus bocados. Perdeu dois de seus quatro filhos em trágicos acidentes. Mas, a cada dia ela vai se superando. Para aquele molecote que abria leite moça escondido, ela sempre foi e será um exemplo de vida. Mãe em tempo integral. Amor, zelo, carinho, broncas, mais amor, mais amor...só amor....
É o que ela prega em sua vida. Virou mãe de muitos outros ao longo desses anos. Não se furtava a abrir sua casa para os amigos dos filhos. Ainda hoje é lembrada por isso. Virou avó e aí mais uma vez, a porção materna fala mais alto. Não à toa, os netos a chamam de "voinha". Existe coisa mais terna do que chamar sua vó de "voinha"??
Eu a chamo de Oninha. Minha mãe, meu amor, meu tudo.
PS- Quero também deixar meu beijo com muito amor e gratidão para algumas mães que marcaram a minha vida: Anita, Gê, Nina, Anamaria, Ceila, Edna, Cenira e Helza.

Comentários

Karina Alves disse…
linda homenagem que Jesus abençoe a vocês sempre... que a paz esteja com vcs .... amo vc ...lindo texto to emocionada...primeiro porque me lembrei de vc me contanto por diversas vezes essas estorias..nao sabi do leite moça ...bjs

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar