domingo, 14 de dezembro de 2008

Síndrome de segunda-feira

"Depois de passar um final de semana viajando ou emendando uma balada na outra você começa a sentir tristeza, angústia, irritabilidade, desânimo e mal-estar no inicio da noite de domingo?Você pode ser mais uma vítima da 'Síndrome da Segunda-feira' ou da 'Síndrome do Domingo'. "Durante o sábado e domingo recarregamos as energias para depois retomarmos a rotina.Quando esse sofrimento é muito grande significa que a pessoa vai deixar de fazer o que gosta para fazer o que não gosta. Ela não encontra prazer no trabalho, está desmotivado", avisa a psicóloga Rita Calegari, chefe do setor de psicologia do Hospital São Camilo."Isso acontece com pessoas para as quais o trabalho tornou-se apenas uma fonte de sobrevivência, numa clara perda de identidade", complementa a psicóloga Heloísa Chiattone.Nessas circunstâncias, Rita aconselha o indivíduo a rever sua vida profissional. "É preciso avaliar se ele é a pessoa certa na empresa errada, ou a pessoa errada na empresa certa e tentar mudanças. E enquanto elas não acontecem, fazer algo prazeroso como cursos ou trabalho voluntário na área que gostaria de estar atuando. Aí será possível fazer contatos que propiciem chances no futuro", explica.De acordo com Heloísa, é fundamental lembrar que o trabalho é apenas uma faceta na vida das pessoas. "Pode-se considerar que os sinais e sintomas relatados no domingo são a manifestação de insatisfação na vida profissional mas, em nível existencial, também refletem uma insatisfação maior, com a própria vida", enfatiza. A 'Síndrome da Segunda-feira', no entanto, não é apenas um fenômeno psicológico. Segundo Alexandrina Meleiro, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, normalmente as pessoas desaceleram no final de semana, o que acaba afetando o metabolismo. "Dessa forma, a produção de alguns neurotransmissores - substâncias que fazem a ligação entre as células nervosas e que, entre outros fatores, são responsáveis pelas sensações de prazer - também sofre alterações. Como o efeito só fica evidente depois de mais ou menos um dia e meio, no domingo à noite apareceriam o desânimo e a insatisfação", ressalta Heloísa."

3 comentários:

Mário Teresa, disse...

Ótimo post...
sobre a escolha profissional tudo ja foi dito... mas eu acrescentaria que muitas vezes a maneira como nos divertimos não preenche nossas vidas também!
Muitas vezes consumimos um entretenimento descartável, hoje já não há mais diversão, há a INDUSTRIA DA DIVERSÃO, então não importa o fato, importa a maneira como é feito, a embalagem; o jogo de futebol pode ser horrível, mas a voz do Cléber Machado e a transmissão da globo é impecável; a bebida e a comida nem são lá essas coisas, mas a forma como o garçom nos serve, a decoração do restaurante é algo PRIME!
Mas quando termina, fica a sensação d esvaziamento.
Temos trabalhado em excesso, rotineiramente e sem prazer, temos nos divertido da mesma forma!
Pelo menos comigo, acontecia assim.

Gervásio Neto disse...

"Mas quando termina, fica a sensação d esvaziamento."

Exatamente isso, caro Mário!!!!

Grande abraço e ótima semana

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,