Foto histórica 2


Dando prosseguimento à série de fotos históricas. Você já deve ter visto esta: A menina do Vietnã.
Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele. Qualquer um que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças. Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a 'Fundação Kim Phuc', dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO.

Comentários

Anônimo disse…
Essa foto é incrivelmente perturbadora, e terrivelmente necessária à reflexão desse nosso tempo chamado "pós-modernidade".
Observo o fundo do cenário envolto em uma fumaça negra, (o passado).
Ao centro soldados indiferentes ao sofrimento e desespero das crianças (o presente), e estas mesmas crianças olham adiante, vislumbrando um por vir desconhecido, clamando por socorro, por alguma atitude, por esperança (o futuro).

Parabéns pela idéia de expor essas fotos Neto. Elas nos levam a reflexão.
Sérgio disse…
Realmente muito legal a idéia dessas fotos! São super conhecidas e ainda nos traz informações que muitos não sabem.
gde abraço
Anônimo disse…
Tenho 25 anos e sou alucinada por fotografia. Muito legal essa maneira que vem divulgando essas fotos!!! Espero que outras venham!! E parabéns ao Mário pela linda análise da foto.
Marcia Mattos disse…
Mais uma foto realmente marcante!!!!
Me arrepio toda vez que a vejo. Já sabia dessas informações sobre como está a menina. Mas é realmente perturbadora!!

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar