Mais de 2,6 mil morrem anualmente por tabagismo passivo, diz pesquisa


Pelo menos 2.655 não-fumantes morrem a cada ano no Brasil por doenças vinculadas ao tabagismo passivo, segundo informou, nesta sexta-feira (22), o estudo “Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população brasileira”, realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com a pesquisa, ao menos sete brasileiros morrem diariamente por doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco. A maioria das mortes ocorre entre mulheres (60,3%). Na pesquisa, que estimou o número e a proporção de óbitos, foram consideradas apenas as três principais doenças relacionadas ao tabagismo passivo: câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração e acidentes vasculares cerebrais. O estudo considera como fumantes passivos as pessoas que nunca fumaram e que moravam com pelo menos um fumante no mesmo domicílio. Apenas pessoas com 35 anos ou mais foram alvo do estudo. Fumantes e ex-fumantes não fizeram parte da população avaliada.

De cada 1.000 mortes por doenças cérebro-vasculares, 29 são atribuíveis à exposição passiva à fumaça do tabaco. A proporção é de 25 para 1.000 no caso de doenças isquêmicas e de 7 para 1.000 mortes por câncer de pulmão. Os óbitos de mulheres são de 1,3 a 3 vezes mais elevados que os de homens. Das 2.655 mortes, 1.601 foram de mulheres. A faixa etária que registra maior ocorrência, tanto em homens quanto em mulheres, é de 65 anos ou mais.

De acordo com o Inca, o “Inquérito Domiciliar Sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos não Transmissíveis”, realizado em 15 capitais brasileiras e Distrito Federal pelo Inca e pela Secretaria de Vigilância em Saúde em 2003, serviu como fonte para a pesquisa. A população de estudo do Inquérito foi representada por 23.457 indivíduos, residentes em 10.172 domicílios.


FONTE:G1

Comentários

Eu trabalhava em uma empresa e estava sempre em contato com fumantes. A fumaça é do cigarro é bem incômoda, me fazia tossir. Mas, se o problema fosse só esse, tudo bem. Mas, o problema é bem mais complexo conforme diz a pesquisa. Ás vezes eu acho que o ar todo está contaminado! Fazemos exercícios e nos alimentamos bem mas, sem ar de qualidade para respirar, de nada vai adiantar né!

Beijinhos!
Marcia Mattos disse…
Sou ex-fumante e sei bem como é difícil parar. E quantas vidas são desprezadas???
É bom que se divulgue dados assim. Me sinto até um pouco culpada. Demorou um pouquinho, mas tomei vergonha na cara

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar