Mais uma "bola fora"



Alguns amigos dizem que estou sendo chato demais em relação à esta Olimpíada. Vou reproduzir o texto abaixo do jornalista Aydano André Motta, que fala sobre a absurda troca entre duas meninas que a organização dos Jogos Olímpicos fez na abertura:

"E no meio dos recordes, das medalhas, dos heróis, no meio, principalmente, dos bilhões de dólares emergentes que fizeram o Comitê Olímpico se jogar por inteiro na ditadura chinesa, como fica a menininha da primeira foto? Ela é Yang Peiyi, 7 anos, dona de uma voz perfeita - e, desgraça, dentes nem tanto. Foi o suficiente para os produtores da festa de abertura limarem a criança do evento planetário, mas sem deixar de aproveitar o que queriam: o canto. Para driblar o que, para esses seres lamentáveis, era feio, foi arrumar uma outra menina, mais bonitinha, Lin Miaoke. Simples assim.

É assim que a banda toca na terra das Olimpíadas. Não serviu, joga fora - e ninguém pode reclamar. Ditaduras têm essa vantagem: os poderosos não precisam sequer dar explicação. Os eventuais traumas causados nas meninas (agora, o mundo inteiro sabe que uma canta bem mas é feia, a outra é bonita mas não sabe cantar) são problema delas e de suas famílias. Jogo jogado. A roda da fortuna olímpica tem de passar, quem estiver pelo caminho é bom sair da frente.
Como os operários das muitas fábricas ultrapoluentes, fechadas para disfarçar a constrangedora concentração de fumaça que enevoa Pequim. Eles ficaram sem trabalho, mas quem se importa? Se ainda fosse para a inauguração de uma nova política ambiental, o nascimento de uma era de bom senso na China que reverberaria em toda a Terra, beleza. Mas não. Volta tudo ao que era na segunda, dia 25, o primeiro dia pós-Jogos. No país mais populoso do mundo, ecologia é coisa de rebelde - pau nele.
É pena, muita pena, ver os espetaculares atletas olímpicos, exemplos comoventes de superação e entrega, envoltos em tal moldura. Eles, apesar de todos os pesares, darão espetáculo. Mas estão sozinhos."

Comentários

Anônimo disse…
Neto,
Em sua 100ª edição, os jogos olímpicos da era moderna, foram disputados em ATLANTA em 1996.
O Comitê Olímpico Internacional cometeu uma das maiores injustiças da história do esporte, pois de fato e direito esses jogos deveriam ter sido realizados em ATENAS, berço dos jogos olímpicos e sede dos primeiros jogos da era moderna.
Mas a necessidade da propaganda americana prevaleceu, afinal os EUA precisavam mostrar para o mundo quem era o dono do pedaço no pós-guerra do golfo.
Até futebol eles ensaiaram, vide copa de 1994.
Anônimo disse…
parte 2
Logo não me assusto, com o fato de uma China poluída e anti-democrática estejam sediando os jogos olímpicos mais estranhos da história.
Estranho. Ótimo adjetivo mesmo, Mário. Algumas coisas estão sendo descobertas pela imprensa. Mas sabemos que a maior parte é escondida por um regime totalitário e irracional.
Sérgio disse…
O que se esperar de um país que não respeita as crianças??? Mães cometem aborto incentivadas pelo Governo!! O meio-ambiente é totalmente desrespeitado com os mais altos índices de poluição!! Isso sem falar no massacre que cometem com animais!!
Desculpem o desabafo, mas é revoltante!!
Sérgio disse…
Coloco este link para que vocês vejam o que acontece de verdade na terra das Olimpíadas:
http://br.youtube.com/watch?v=8mVwQLzddrk

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar