O ano novo e seus simbolismos

- Pular as sete ondas significa equilibrar os sete campos energéticos, chamados de chacras. Mergulhando na mitologia da antiga Grécia, encontra-se Oceano, filho da terra e do céu, ou dos deuses Gaia e Urano. Oceano casa-se com Tetis e tem 3 mil rios e 3 mil ninfas como filhos. Essa origem mitológica corresponde à consciência humana dadivindade da água.

- O conceito de que o oceano é a origem da vida vem da tradição judaica- cristã. Também os hindus, chinesese gregos acreditam na purificação e na harmonia por intermédio das águas. Jogar flores ao mar é uma tradição que vem do Haiti e da Dinamarca, onde se realizavam banhos com ervas, para resolver problemas ou dificuldades no dia -a - dia, ou ainda jogar flores brancas e vermelhas para atrair a força e a determinação para o próximo ano.

-Os fogos de artifícios têm uma origem especial, na Letônia, El Salvador e no Chile onde são usados para afastar os maus espíritos,com uma mensagem ancestral muitoprofunda.

-A romã é símbolo da fartura e da fertilidade, devido aos seus inúmeros grãos é é de origem africana. Chegou ao Brasil com a tradição de que sete caroços de romã sejam chupados e guardados nos cantos da casa, para que o ano novo seja repleto de fartura e prosperidade. Na tradição cristã é símbolo de esperança. Vem da Dinamarca a tradição dos 12 caroços chupados no dia 31para atrair saúde, paz e dinheiro.

- A tradição da uva foi introduzida no Brasil por volta de 1532 com a chegada da primeira videira. Na maioria dos países a uva é usada como símbolo de boa sorte. Um dos rituais mais comuns é comer três uvas brancas virando- se de costas paraa Lua. Antes de comê-las, eleve cada uma dela aos céus e faça um pedido.

- As sementes entraram nas tradições de fim de ano como símbolo mágico do ciclo infinito da vida. Simbolizando riqueza, fertilidade e abundância. No Japão, a tradição vem do arroz pela sua cor branca ser comparada a algo divino e transcendental. Numa ceia de ano - novo não pode faltar o kagamimochi (bolinhos de arroz).

-As lentilhas são grãos considerados sagrados. Citadas no Gênesis, no episódio em que Esaú e Jacó negociam o direito de comer primeiro um prato de sopa feito de lentilhas, que trazem a simbologia da renovação e do renascimento para o novo ano.

Fonte: Tânia Gori, escritora, pesquisadora de tradições e costumes antigos e idealizadora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa

Comentários

Anônimo disse…
Respeito muito a quem acredita nas "crenças de virada de ano", mas um ano novo melhor começa a partir das atitudes de cada pessoa. Não adianta desejar algo se você não faz por merecer.
Não apenas um feliz 2009, mas um feliz todo dia!!!
Valeu Aldir!!!!
Espero contar com sua presença tb em 2009!!!! Vc é um garoto muito inteligente e gente boa!!!!
Muito ESPN Brasil para nós!!!
abração

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar