Um exemplo para todos



Existem tantas coisas bacanas em nosso Brasil que precisam ser divulgadas. Pessoas que não se importam com as dificuldades impostas pela vida e procuram ajudar o próximo sem esperar algo em troca.

É o caso da ex-catadora de papel Vanilda de Jesus Pereira, 45 anos. Ela cursou só até a 6ª série do ensino fundamental. Filha de pais analfabetos, Vanilda conta que sempre gostou de ler, mas não tinha acesso a livros. Aos 14 anos, quando trabalhava como babá para uma família, a patroa a demitiu após ver que ela lia um livro sem autorização. O título da obra? "A Escrava Isaura". No final dos anos 80, ela passou a ajudar crianças da região onde morava com o dever de casa. Naquela época muitas pessoas passaram a fazer doações. E o acervo foi crescendo.

Hoje, Vanilda coordena a Biblioteca Comunitária Graça Rios, na entrada da favela Paquetá, em Belo Horizonte (MG), que tem um acervo de cerca de 22 mil livros.O projeto foi um dos 15 finalistas do Prêmio Vivaleitura 2008, uma iniciativa do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A premiação ocorreu em São Paulo há duas semanas.
"Acabamos não recebendo o prêmio de R$ 30 mil, mas, só com o troféu de reconhecimento, já fiquei muito feliz." Porém, perguntada sobre o que faria se o dinheiro tivesse vindo, ela não hesita: "Iria rebocar as paredes da biblioteca, que ainda estão no tijolo, trocar os cinco computadores, que são bem antigos, e consertar a máquina de xerox".

Solteira e mãe de seis filhos, Vanilda diz, simplesmente, que faz a sua parte. "Se a gente for esperar pelo outro, as coisas nunca acontecem", afirma. "Se você não consegue sair do lugar, mas consegue dar um empurrão para que outro consiga sair, então já está valendo a pena", diz.
A biblioteca Graça Rios fica localizada na rua Glauber Rocha, 334, Paquetá, Belo Horizonte. O telefone é (31) 3498-1547.

Ah! Sabe a patroa que demitiu Vanilda há mais de 20 anos? Hoje em dia, uma neta da mesma atua como voluntária neste projeto maravilhoso! As voltas que o mundo dá...

Fonte:Globo.com

Comentários

m&i disse…
Frase do Dia

"Se você não consegue sair do lugar, mas consegue dar um empurrão para que outro consiga sair, então já está valendo a pena"

(Vanilda de Jesus Pereira)

Existem pessoas que fazem a vida valer a pena, nem tudo esta perdido. Ainda!
Anônimo disse…
Realmente temos que divulgar coisas assim, Neto. O brasileiro é um povo solidário e é o que vemos agora diante desta catástrofe em Santa Catarina. Dona Vanilda nos traz um pensamento que poderia ser assimilado por nossos políticos, mas é utopia pensar assim.
Que venham outras "Vanildas"!!!

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar