Blogueiros, todo cuidado é pouco!!

A maioria dos blogueiros locais já adotou a moderação dos comentários em seus espaços. Para minha sorte, poucas vezes tive a necessidade de excluir algum. Mas não muito há muito tempo, na campanha eleitoral, ficava assustado com a quantidade de acusações de ambos os lados, partindo sempre de "anônimos". Até escrevi aqui que não sabia que Campos era uma cidade anônima. A informação que trago é importante para blogueiros e para os que estão sempre nos acompanhando e às vezes não entendem a razão de ver alguns comentários excluídos.
A edição de ontem do jornal "O Estado de S. Paulo" trouxe uma reportagem assinada pela jornalista Laura Diniz sobre críticas e comentários feitos na internet, inclusive em blogs: Os comentários ofensivos podem ser punidos judicialmente. E isso vale também para aqueles que optam por se esconder no anonimato.A matéria revela que o número de ações referentes a problemas virtuais aumentou. Havia 400 em outubro de 2002. De lá para cá, passa de 17 mil.Eis um trecho da reportagem:"Atualmente, a autoria de grande parte das ofensas anônimas feitas via web é facilmente identificada com auxílio da Justiça. As indenizações, quando comprovadas as agressões, raramente são negadas. A responsabilidade de todos está cada vez mais clara: o site de relacionamentos que não tirar conteúdo ofensivo do ar, a pedido da vítima, torna-se réu da ação, o blogueiro que permitir um comentário agressivo a terceiro em seu blog responde na Justiça junto ao agressor, os pais são responsáveis na esfera civil por ofensas feitas via web pelos filhos e por aí vai."Isso significa, na prática, que o autor do blog é tão responsável quanto o leitor pelo conteúdo que é escrito no espaço de comentários, de forma anônima ou não.
Como já disse, aqui no "Todo Amor que houver nessa vida", tive poucas experiências desse tipo.O que tenho testemunhado são diálogos virtuais que acrescentam informações, pontos de vista e detalhes, que alçam o amigo visitante à posição de co-autores da notícia. Mas é importante que todos que frequentam a blogosfera tenham noção de sua responsabilidade. É fato também que nem todos assinam com o nome e o sobrenome.É algo importante, que precisa ser pensado coletivamente. Fica o convite à reflexão.

Comentários

Neto, eu salvei os ataques que a mim fizewram e que contriburiam, entre outras coisas, para o meu voto de silêncio. Os meus acessores de informática encontraram um jeito de descobrir i IP dos chamados "anônimos" que são na verdade covardes e sem caráter.
Anônimo disse…
Pois é a "cidadela dos anônimos" parece ter ficado no recente passado eleitoral.Menos mal. Não dói nada escrever nome e sobrenome reais e ainda de quebra dar a url (no caso dos sites e blogs).Beijão
m&i disse…
Neto pode deixar... quando eu for xingar alguém, usarei caracteres especiais, assim não lhe causarei problemas:

"Aquele Caio Harry Potter Júnior, é um @#%$&*"!@#&,e um *%¨&#@$¨(&!!"

E tenho dito. (srsr)
Flávio,
fui testemunha de alguns ataques. E fiquei muito sentido. Pelojeito as coisas se acalmaram. Vamos ver até quando....

um abraço
FÁBIO SIQUEIRA disse…
Pois é Neto,
Só por isso é que, a contragosto, adotamos no "Comentários" a moderação.
Abs
Marcelo Bessa disse…
Neto:
ouvi dizer que tem uma tal de Constituição que prevê o seguinte:

"Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato."

Dizem que todos têm que cumprir essa regra e parece que ela (além de outras) existe para organizar a vida em sociedade...

Grande abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar