terça-feira, 4 de novembro de 2008

Campanha contra o câncer de pele começa no dia 8 de novembro


Terminava minha segunda vendo o CQC, e no fim do programa o apresentador e jornalista Marcelo Tás deu a dica. Pesquisei um pouco na internet e trago o assunto à tona.
Já perdi pessoas próximas por conta do câncer de pele. Infelizmente o desconhecimento ainda é grande. Fora a teimosia de muitos, que preferem pegar aquele bronzeado e se esquecem do grande risco que correm. Um culto excessivo à vaidade e o desprezo total pela saúde. Agora mesmo com a chegada do verão, os cuidados tem que ser redobrados. E preocupada com a excessiva exposição ao sol, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza há dez anos uma campanha nacional contra o câncer de pele.
A próxima edição da Campanha será realizada no próximo sábado, dia 8 de novembro e terá a participação de cerca de três mil dermatologistas cadastrados pela SBD. Acredito que aqui em Campos tenhamos também algum ponto onde as pessoas possam procurar mais esclarecimentos. Até o sábado me informarei e caso surja alguma novidade, colocarei aqui no blog.
Os dermatologistas cadastrados se mobilizarão para, gratuitamente, prestar atendimento e tratamento dos casos de câncer detectados em todo o país.
O dermatologista Ziadir Coutinho, um dos responsáveis pela campanha lamenta que ainda faça parte da cultura do brasileiro se expor ao sol. "A moda é ter a pele bronzeada e isso nos preocupa. Esse é um dos motivos que faz profissionais da área começarem a se mobilizar, cada vez mais cedo, para a prevenção das chamadas doenças do verão", disse ele. Segundo Ziadir, o câncer de pele é o mais freqüente do Brasil. "O melanoma é o câncer mais preocupante. Causa metástase, tem uma evolução rápida e leva ao óbito. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, mais chances o paciente tem de se curar. O diagnóstico precoce permite a cura de até 95% dos casos de câncer de pele. Por isso, as pessoas devem ficar atentas a qualquer alteração em seu corpo", apontou Ziadir.
Uso de protetor solar também é necessário em dias nublados e chuvosos
A Campanha lembra que, seguindo algumas dicas, a população pode se proteger e evitar o susto com o aparecimento de um câncer. "Nem todas as pessoas sabem que, mesmo nos dias nublados ou chuvosos, devemos nos proteger, pois basta o sol estar virado para a Terra que ele emite radiações ultravioletas. Na praia, o perigo aumenta porque a areia reflete 100% dos raios incidentes. Por isso, o uso diário do protetor solar se faz necessário. Outras dicas são: usar bonés e roupas para se proteger dos raios solares; passar o protetor solar meia hora antes de se expor ao sol e, quando estiver na praia, passar o protetor de duas em duas horas. No caso das pessoas mais claras, na praia, o ideal é permanecer debaixo da barraca", completou Ziadir. Além disso, as pessoas devem examinar a própria pele regularmente para reconhecer os sinais precoces de tumores e observar pintas e manchas que mudam de cor ou tamanho, pois podem ser suspeitas. Outra dica é que as pessoas não comprem protetor solar no camelô pelo risco de terem a sua composição química alterada. "Na maioria das vezes, os produtos são mais baratos, porém são piratas e, além de não proteger a pele, podem causar outros problemas, como a alergia. "O maior problema no país ainda é o preconceito e a ignorância. A ignorância carrega também um estigma muito forte e algumas vezes é ocultada. Isso atrapalha o tratamento do doente e prejudica o controle da endemia", disse o dermatologista José Augusto Nery.
Fonte: Sociedade Brasileira de Infectologia

3 comentários:

eleonora disse...

Perdi um sobrinho assim. Imporante mesmo que se faça uma divulgação de uma campanha dessa. Parabéns por sair da mesmice de alguns blogs e colocar algo verdadeiramente relevante.

verônica disse...

Eu perdi um primo. É muito triste. Avassalador, de uma rapidez sem perdão....

confesso que sou um pouco relapsa ainda, mesmo com esta perda. TOmara que tenha algo aqui em nossa cidade. é bom a população ficar ligada!!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,