Campanha contra o câncer de pele começa no dia 8 de novembro


Terminava minha segunda vendo o CQC, e no fim do programa o apresentador e jornalista Marcelo Tás deu a dica. Pesquisei um pouco na internet e trago o assunto à tona.
Já perdi pessoas próximas por conta do câncer de pele. Infelizmente o desconhecimento ainda é grande. Fora a teimosia de muitos, que preferem pegar aquele bronzeado e se esquecem do grande risco que correm. Um culto excessivo à vaidade e o desprezo total pela saúde. Agora mesmo com a chegada do verão, os cuidados tem que ser redobrados. E preocupada com a excessiva exposição ao sol, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza há dez anos uma campanha nacional contra o câncer de pele.
A próxima edição da Campanha será realizada no próximo sábado, dia 8 de novembro e terá a participação de cerca de três mil dermatologistas cadastrados pela SBD. Acredito que aqui em Campos tenhamos também algum ponto onde as pessoas possam procurar mais esclarecimentos. Até o sábado me informarei e caso surja alguma novidade, colocarei aqui no blog.
Os dermatologistas cadastrados se mobilizarão para, gratuitamente, prestar atendimento e tratamento dos casos de câncer detectados em todo o país.
O dermatologista Ziadir Coutinho, um dos responsáveis pela campanha lamenta que ainda faça parte da cultura do brasileiro se expor ao sol. "A moda é ter a pele bronzeada e isso nos preocupa. Esse é um dos motivos que faz profissionais da área começarem a se mobilizar, cada vez mais cedo, para a prevenção das chamadas doenças do verão", disse ele. Segundo Ziadir, o câncer de pele é o mais freqüente do Brasil. "O melanoma é o câncer mais preocupante. Causa metástase, tem uma evolução rápida e leva ao óbito. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, mais chances o paciente tem de se curar. O diagnóstico precoce permite a cura de até 95% dos casos de câncer de pele. Por isso, as pessoas devem ficar atentas a qualquer alteração em seu corpo", apontou Ziadir.
Uso de protetor solar também é necessário em dias nublados e chuvosos
A Campanha lembra que, seguindo algumas dicas, a população pode se proteger e evitar o susto com o aparecimento de um câncer. "Nem todas as pessoas sabem que, mesmo nos dias nublados ou chuvosos, devemos nos proteger, pois basta o sol estar virado para a Terra que ele emite radiações ultravioletas. Na praia, o perigo aumenta porque a areia reflete 100% dos raios incidentes. Por isso, o uso diário do protetor solar se faz necessário. Outras dicas são: usar bonés e roupas para se proteger dos raios solares; passar o protetor solar meia hora antes de se expor ao sol e, quando estiver na praia, passar o protetor de duas em duas horas. No caso das pessoas mais claras, na praia, o ideal é permanecer debaixo da barraca", completou Ziadir. Além disso, as pessoas devem examinar a própria pele regularmente para reconhecer os sinais precoces de tumores e observar pintas e manchas que mudam de cor ou tamanho, pois podem ser suspeitas. Outra dica é que as pessoas não comprem protetor solar no camelô pelo risco de terem a sua composição química alterada. "Na maioria das vezes, os produtos são mais baratos, porém são piratas e, além de não proteger a pele, podem causar outros problemas, como a alergia. "O maior problema no país ainda é o preconceito e a ignorância. A ignorância carrega também um estigma muito forte e algumas vezes é ocultada. Isso atrapalha o tratamento do doente e prejudica o controle da endemia", disse o dermatologista José Augusto Nery.
Fonte: Sociedade Brasileira de Infectologia

Comentários

Anônimo disse…
Perdi um sobrinho assim. Imporante mesmo que se faça uma divulgação de uma campanha dessa. Parabéns por sair da mesmice de alguns blogs e colocar algo verdadeiramente relevante.
Anônimo disse…
Eu perdi um primo. É muito triste. Avassalador, de uma rapidez sem perdão....

confesso que sou um pouco relapsa ainda, mesmo com esta perda. TOmara que tenha algo aqui em nossa cidade. é bom a população ficar ligada!!

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar