Caminhar é bom demais!!!



Hoje depois de algum tempo dei uma caminhada matinal. Passo por mais um momento de saudade, e nada como uma boa caminhada, ouvindo boas músicas, para refletirmos sobre algumas coisas. Até mesmo sobre a importância da caminhada para nossa saúde. Pesquisando sobre o assunto, descobri algumas dicas bacanas:

A caminhada é um exercício aeróbico simples, que não exige equipamentos. A atividade pode ser feita por qualquer um, independente de sexo ou idade. De acordo com especialistas, a caminhada é um dos exercícios mais indicados para adultos, especialmente idosos e portadores de doenças cardíacas e metabólicas, como diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto. Mas a pessoa não pode descuidar de alguns quesitos. Para começar, é preciso roupas e calçados adequados. Cada pessoa deve seguir o seu próprio ritmo e aprender a caminhar corretamente.

A indicação, que também serve como estímulo para o exercício, é que a atividade seja realizada três vezes por semana. Os horários também precisam ser levados em conta. A caminhada deve ser praticada preferencialmente até as 9h, ou após as 17h. A pessoa deve evitar a desidratação que o calor pode causar. Deve-se beber líquido antes, durante e depois das atividades.

Ainda é preciso dizer que quem caminha diariamente de três a quatro quilômetros por dia ou de 30 a 40 minutos aumenta sua resistência às doenças adquiridas pois a quantidade de anticorpos também aumenta em quem caminha. Basta perguntar a alguém que caminha todos os dias e as respostas certamente serão animadoras para se começar a caminhar. Caminhar diariamente elimina as toxinas acumuladas nas ultimas 24 horas (se bebemos bastante líquidos) os radicais livres entre as toxinas são a causa do envelhecimento precoce e a caminhada facilita sua eliminação do organismo que tem o movimento do caminhar.

Começar sempre devagar, e fazer um alongamento simples, principalmente dos membros superiores e inferiores, antes e depois da caminhada, é fundamental.

Aqui em Campos, os adeptos da caminhada se dividem entre o Jardim São Benedito, a orla da beira rio e o bairro Flamboyant. Pena que a insegurança também tem atrapalhado muito. Alguns lugares não tem iluminação e segurança suficientes. Mais uma dica para nossa futura prefeita.
Resumindo: se você estiver meio pra baixo, desanimado com algo ou chateado com alguém, ou ainda, se quer perder uns quilinhos para o verão que se aproxima, nada melhor que uma boa caminhada. A hora é essa!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar