Aliança muito estranha...

Quando se pensa que já viu de tudo em matéria de alianças políticas... Quase três anos e oito meses depois da missionária Dorothy Stang ter sido assassinada, um de seus mais antigos aliados políticos, Francisco de Assis Sousa, o Chiquinho do PT, elegeu-se prefeito em Anapu (PA) tendo como vice o fazendeiro Délio Fernandes (PRP), investigado como suspeito de ter sido um dos mandantes do crime.
A aliança entre os dois causou surpresa aos seguidores da causa da religiosa. Segundo o Ministério Público do Pará, em 2005 ela recebeu seis tiros em uma estrada vicinal da cidade devido à luta com grandes fazendeiros --Fernandes incluso-- para criar projetos de agricultura familiar em áreas supostamente griladas da região.
De acordo com José Batista, da CPT (Comissão Pastoral da Terra), Fernandes, que nunca chegou a ser processado pela morte da freira, é suspeito de ter se aproveitado dos mesmos processos de grilagens que Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, e Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusados de serem os mandantes do crime --o último, inocentado neste ano.
Quando a freira foi morta, houve boatos de que o Fernandes tinha dado proteção para Bida fugir, o que não se confirmou. Todos os suspeitos ou acusados sempre negaram envolvimento na morte.
Já Chiquinho do PT, que durante sua adolescência recebeu educação religiosa de Stang, era o principal aliado da missionária no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anapu, do qual foi presidente.
Em 2003, ele formulou, junto com a missionária, um documento acusando Fernandes de ser grileiro de terras em Anapu. Logo depois do crime, tornou-se porta-voz da causa de Dorothy. Falava com a imprensa e se reuniu com ministros em Brasília para discutir o caso.
Mas, nos últimos dois anos, Chiquinho se afastou do grupo da freira. Para Jane Dwyer, da mesma congregação de Dorothy, a situação política na cidade, que ela disse estar "para lá de crítica", deve aumentar a pressão sobre o PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) criado pela antiga colega.

FONTE:UOL

Comentários

Anônimo disse…
Quando pensamos que já vimos de tudo,recebemos notícias como essa. Até onde vai a cobiça por poder? A alma humana é mesmo um mistério.
m&i disse…
Faroeste caboclo.
Sérgio disse…
Que fato triste!!!
Realmente o poder é algo afrodisíaco!!! Como explicar e como entender um fato assim???
Como o Mário disse....
"Faroeste caboclo"
m&i disse…
Neto,
desde ontem tenho acompanhado um movimento curioso numa certa Prefeitura.
O setor mais concorrido é o de licitações.
Tem empresário aos montes tentando garantir "os seus" antes das possíveis auditorias.
E o pior é que já vi gente chorando, pq recebeu propostas diminutas para receber logo, é um "pouquinho menos que o combinado".
Esse povo não aprende.
Espero que a "mamata" tenha acabado.
Pois é Mário...sabemos que isso ocorreria, até porque ganhou uma candidata de outro grupo, e que promete, entre outras coisas uma auditoria severa nas contas desta prefeitura.
Sendo assim, a correria e o desespero estão apenas começando...

um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar