terça-feira, 21 de outubro de 2008

"A falta de uma imprensa decente em Campos e a 'obrigação' dos blogs em passar uma informação ágil e com credibilidade"

Esse é o tema escolhido pela Rede Blog para ser debatido hoje.
Assim como o Vitor Menenes, acho perigoso a generalização. Sem sombra de dúvidas, a imprensa escrita e falada em Campos nos tem dado exemplos vários de como não se deve agir. Acabaram por se transformar em reféns de dois grupos políticos, e com isso uma boa parcela da população encontra nos blogs a esperança da imparcialidade desejada. E fazendo parte do mundo blogueiro local há pouco tempo, acho um pouco exagerado o uso do termo "obrigação". Cada blog tem seu estilo e quem os escreve tem também todo o direito de expressar suas opiniões. Aqui em Campos temos para todos os gostos. Quando resolvi entrar nesse mundo, não imaginava que curtiria tanto. Tenho uma frustração por não ter terminado o curso de jornalismo e com o blog posso compensar um pouco isso.
Os blogs tem se transformado em ferramentas políticas eficazes. Nos EUA, Barack Obama tornou-se mais conhecido por causa dos vários blogs que apoiavam suas idéias. E aqui no Rio de Janeiro, um dos fatores primordiais para o crescimento de Gabeira foi a mobilização da blogosfera carioca que entendeu que ele pode ser o caminho para dias melhores na capital.
Aqui em Campos, os debates que ocorrem nos blogs são super válidos. Assim como esta idéia de discutirmos um tema todo dia 21. Já tivemos mobilizações bem bacanas como o "Chega de Palhaçada" e possivelmente outras virão.
Só acho que as pessoas devem tomar cuidado também com tudo que se lê na blogosfera. Não só com os textos dos blogueiros, mas também com os comentários que os muitos "anônimos" da cidade escrevem. Aliás....não sabia que Campos era uma cidade tão anônima assim!!!
Por fim, logicamente espera-se uma imprensa menos parcial e politiqueira e mais interessada nos interesses da sociedade. Só acho que infelizmente a mentalidade de muitos ainda não permite isso. Se temos uma imprensa que age desta forma, é porque existe um público que aceita e compra essa idéia. Basta ver as candidaturas do segundo turno....

6 comentários:

Vitor Menezes disse...

Bacana, seu Neto. Abração! Vamo que vamo!

Anônimo disse...

É isso aí!!!
Vejo blogs que de tão democráticos nos comentários, demonstram o baixo nível do debate.
Não se pode apenas culpar a imprensa. Nem generalizar. O 'Monitor Campista por exemplo tem se mostrado independente em várias situações. É o melhor jornal da cidade há tempos!!! Só não vê quem não quer. Até pq é mais importante e dá mais status sair nas colunas socias antigas e jovens de outros periódicos locais.
E o que dizer do programa "De olho na Cidade"????
Mas como vc disse, se existe isso é pq tem quem goste!!!! São os falsos hipócritas e anônimos que estão sempre bombardeando de denúncias vazias e textos chulos os blogs da cidade.

EStou como anônima, mas meu nome é Silvia, sou professora do Estado há 22 anos, moro no IPS e sou mais uma campista triste com a realidade que bate à minha porta.

Ana Paula Motta disse...

Deixei post no meu Blog,não sei como se faz parte da "Rede Blog", sou nova no assunto,mas de qualquer forma segui a sugestão e tá postado lá.

Sérgio disse...

Acho que os blogs tem cumprido seu papel, mas vejo em alguns deles uma vaidade exacerbada que pode atrapalhá-los no futuro. Até mesmo uma clara mudança de conceitos deixa transparecer para os mais atentos que não só a imprensa pode ser corrompida.
É de extrema importância que façamos um filtro e que não caiamos em armadilhas.
Concordo com a professora Silvia em relação ao Monitor e ressalto também a programação da Rádio Educativa FM, que conseguiu (não se sabe como) se livrar do péssimo "De Olho na Cidade" que se transformou em propaganda oficial do governo atual e dos negócios de um de seus apresentadores. Bizarro!!

SUPER ENERGIA disse...

Gostei muito de sua postagem, especialmente sobre os anônimos...É preciso ter muito cuidado com este tipo de manifestação, pois legalmente somos nós os blogueiros que respondemos por nossos blogs e respectivos comentários.
Abçs.

Mário Teresa, disse...

Bacana... em Campos os Blogs ja são uma realidade, e nesse período eleitoral se consolidaram de fato como tal.
Já falamos sobre isso algumas vezes, mas nunca é demais ressaltar esse belo trabalho feito por quem ter prazer e amor pela informação.