Um olhar sobre as eleições 2008 em Campos do Goytacazes

Texto da jornalista Ana Paula Motta, extraído do blog "Todos os sonhos de abril" (http://www.clube-de-leituras.net//blogs/apaulamott/)

"Praça da Lapa, 12h30min, sob um calor sufocante se espalham pelo espaço público mulheres jovens e muitas crianças, provavelmente seus filhos. O exército está de prontidão no bairro, um dos mais antigos da cidade e onde uma candidata a prefeita tem uma de suas residências a poucos metros do local da concentração de mulheres. Dessa vez não se vê a farta distribuição de “santinhos”, a “boca-de-urna” foi duramente reprimida, mas as mulheres permanecem por ali. O que se ouve é um burburinho sobre se vão ou não receber pelo trabalho, afinal se não distribuem panfletos não é por “culpa” delas. Mulheres jovens, muitas desdentadas, vestindo trajes minúsculos, crianças sentadas no chão, muitas sujas brincando na lama para fugir do calor. Retrato da miséria numa das cidades com o maior orçamento do país. A poucos metros dali o esgoto corre a céu aberto e o sol escaldante traz um odor desagradável. Vou votar no Ciep Nilo Peçanha e curiosamente, tudo é calma por lá. O local sempre foi movimentado e tumultos eram comuns nas imediações, mas as ações do Exército, da Polícia Militar e da Polícia Federal tornaram um lugar um poço de tranqüilidade. Na volta reencontro as mulheres e seus filhos. Um menininho barrigudo e de nariz escorrendo rola na lama. A praça para mim é um pequeno retrato da miséria que assola todos os bairros periféricos da minha planície. É o nosso “Espetáculo da Pobreza”. As apurações já estão no fim. Os dois candidatos que estarão no segundo turno comemoram. Nosso espetáculo vai continuar. O Haiti também é aqui. Até 2012!!"

Comentários

Anônimo disse…
CTRL C + CTRL V do blog do Roberto Moraes

Luis Tavares disse...
Roberto
A pérola mais valiosa que testemunhei ao assistir o programa da Inter TV, leia-se Folha da Manhã (e com a participação de Fernando Leite, leia-se Arnaldo Vianna) foi quando a jornalista que apresentava o programa ao lado de Adelfran Lacerda informou que apos mais de 98% da apuração terminada, Rosinha estava com 42% e Arnaldo com 37%. E proferiu a seguinte pérola: "Isso configura um empate técnico não é Adelfran?"
Empate tecnico?
Existe empate tecnico em apuração?
Margem de erro?
De que planeta é aquela reporter?
E que programa é esse que bate palmas escancaradamente quando um Murilo Dieguez redivivo informa que Arnaldo tem 118 mil votos (uma informação errada...)
Meu Deus...
Quanta coisa feia, tendenciosa, pouco inteligente e desinformada num programa só...
Viva o Roberto Moraes blogspot ponto com...
PS: e o programa da Inter TV (Folha do Arnaldo) só não foi pior porque este blog era lido a cada atualização...
Ufa...
Essa turma de Arnado tá precisando de umas ferias...
Anônimo disse…
Belo texto!!!!!
Parabéns à autora!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Alguém ouviu falar sobre um panelaço em Campos, não sei se amanhã, a favor da nulidade da eleição? Votos nulos ( arnaldo + brancos e nulos) maior que 50%?
Anônimo disse…
SEria uma boa idéia!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO E CONTA-Laurindo Rabelo

Dois primeiros blocos do debate

Homem rosa, mulher azul - Fabrício Carpinejar